
Propósitos:
Refletir sobre o passado da Humanidade e dos ancestrais do presente. Identificar as pontes para o futuro e os desafios herdados: a crise socioambiental, climática, pandemias. Dialogar sobre as responsabilidades dos ancestrais do futuro e nosso legado para uma civilização ecológica, justa, democrática e pacífica.
Duração: 5 semanas
Investimento: 600 Reais
Temas
- Como chegamos até aqui: o evolver da família humana e a ancestralidade na diversidade.
- Refletindo sobre a ancestralidade dos participantes e seus legados
- Pontes para o futuro: heranças das civilizações e dos povos tradicionais
- Dívidas nacionais e transnacionais – os desafios da crise climática e socioambiental, da saúde, dos conflitos armados
- Nosso legado e as responsabilidades individuais e coletivas
Carga Horária total: 15 horas
10 h distribuídas em sessões síncronas semanais, as terças-feiras, das 19 às 21:00 horas (horário de Brasília)
05 h para leituras, participação assíncrona em fóruns e preparação dos participantes para as sessões síncronas.
Datas: 2022 (ver as datas propostas no calendário)
Metodologia
Programa em EAD, com sessões síncronas com exposições e diálogos em grupo. Disponibilização de materiais e indicações para uso assíncrono, como resumos e leituras referentes a cada tema.
Investimento
600 Reais
Facilitadora
Rose Marie Inojosa
Read more
Close description
Facilitadora de Cursos sobre a Carta da Terra e Educação para o Desenvolvimento Sustentável como o PIAP-EDS, promovido pelo Centro Internacional Carta da Terra de Educação para o Desenvolvimento Sustentável em parceria com UPeace, 2016-2019 ; Curso Vivencial on-line realizado pelo Centro Carta da Terra e pela Associação Alternativa Terrazul, em 2020 e 2021; Programa Carta da Terra Formação de Agentes Socioambientais, 2009-2012; 2017. Atual Conselheira e ex-Diretora da UMAPAZ, Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (de 2007 a 2012 e 2017). Conselheira da Associação Saúde da Família e da Aliança pela Infância. Organizadora da coletânea Educação para o Desenvolvimento Sustentável Metodologias e Experiências, Curitiba: Ed.CRV, 2018 e do livro on-line Aprendizagem Socioambiental em Livre Percurso, São. Paulo, PMSP-SVMA, 2012,. Autora de capítulos de livros e de artigos sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável e outros temas. PHD em Saúde Pública (USP) e MS em Ciências da Comunicação (USP).
Parceiros
Cátedra UNESCO
Este programa foi desenvolvido no âmbito da Cátedra UNESCO de Educação para o Desenvolvimento Sustentável com a Carta da Terra. Esta Cátedra UNESCO desenvolve programas educacionais e atividades de investigação relacionadas com a educação, sustentabilidade e ética usando a Carta da Terra como base.
Centro Carta da Terra de Educação para o Desenvolvimento Sustentável
O Centro Carta da Terra de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, estabelecido pela Carta da Terra Internacional, tem como missão “promover uma transição para estilos de vida mais sustentáveis e uma sociedade global baseada em um marco ético comum, que inclua o respeito e um cuidado para a comunidade de vida, a integridade ecológica, os direitos humanos universais, o respeito à diversidade, justiça econômica, democracia e uma cultura de paz”, com um enfoque especial na educação.
O Centro oferece programas executivos para profissionais, cursos para jovens, oficinas, bem como desenvolve projetos de pesquisa colaborativa.