International, Brazil, Portugal

25 – 25 August, 2022

Os Valores Femininos na Regeneração do Planeta – com Thais Corral

Masterclass

Os chamados valores femininos como cuidar, acolher, escutar, ponderar, agregar, sensibilizar e humanizar não necessariamente tem a ver com o sexo, no entanto são cultivados sobretudo pelas mulheres pela socialização que recebem em função da divisão do trabalho entre os gêneros. Os grandes desafios do século 21 requerem uma atenção especial para o importante papel que as mulheres, portadoras desses valores, desempenham na transição para uma sociedade mais justa socialmente, menos violenta e mais responsável com meio ambiente. Para isso, precisamos ir além dos antigos modelos econômicos, sejam eles capitalistas ou socialistas, e desenvolver novos modelos econômicos de parceria, e dar visibilidade e valor ao estéreo-tipicamente trabalho feminino de desenvolvimento humano.   

Este Masterclass oferecerá uma oportunidade para conhecer alguns exemplos e experiencias de lideranças que procuram e contribuem com a Regeneração do Planeta; e assim expandir nossa visão sobre a liderança que precisamos para os tempos atuais e para a necessária transformação social. 

Thais Corral

Read more Close description

Thais Corral é inovadora social, fundadora do Instituto Sinal do Vale, um campus educativo para a regeneração de ecossistemas, de comunidades e de indivíduos. O centro é guardião de 200 hectares de terra situado na Mata Atlântica a 45 km do centro do Rio de Janeiro. 

Antes de iniciar o Sinal do Vale, Thais desenvolveu iniciativas pioneiras que representam um marco na participação de grupos de mulheres de todos os setores nas temáticas de desenvolvimento sustentável, tais como a organização WEDO (Women, Environment, Development Organization). Pela relevância do trabalho desenvolvido, o WEDO recebeu em 2005 o prêmio Earth Champion concedido pelo PNUMA (Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente). Além do WEDO que atua em nível global, fundou também outras duas organizações de relevância nacional, REDEH (Rede de Desenvolvimento Humano) que atua nacionalmente em temas de meio ambiente, adaptação às mudanças climáticas e desenvolvimento local, e CEMINA, organização que durante duas décadas formou e mobilizou comunicadoras populares de rádio para atuar na transformação de suas comunidades. A organização recebeu vários prêmios, entre os quais Tech Awards do Vale do Silício que reconhece tecnologias que beneficiam a humanidade.  Outra iniciativa pioneira que Thais coordenou durante 12 anos foi o Adapta Sertão, um projeto coletivo que envolveu cooperativas, organizações comunitárias locais, prefeituras e fóruns de 16 prefeituras na Bacia do Rio Jacuípe, no sertão da Bahia. O projeto reconhecido por sua inovação com vários prêmios nacionais e internacionais, criou metodologia de adaptação à mudança climática voltado para a agricultura familiar, desenvolvendo várias linhas produtivas a partir dos produtos locais tais como as frutas do sertão e o licuri.

Thais é especializada no campo de desenvolvimento de lideranças com Mestrado na Universidade de Harvard. É co-autora do livro Liderança é Global, editado no Brasil pelo SENAC. Foi presidente durante sete anos da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças, associada ao LEAD Internacional e a Universidade de São Paulo.  Mora no Sinal do Vale, APA de Petrópolis.  É amante da natureza. Estudante e praticante de conhecimentos ancestrais de desenvolvimento de recursos humanos internos. 

Aqui você pode assistir um pequeno vídeo sobre o Sinal, que mostra os nossos projetos, serviços e visão como um centro para a regeneração. E aqui está um vídeo gravado por drone que mostra os espaços e instalações do Sinal do Vale.   

Mais informação: [email protected]