Centro CT de Educação para o Desenvolvimento Sustentável

O Centro de Educação da Carta da Terra oferece uma variedade de programas de educação on-line que dão ênfase especial à importância de incorporar valores e princípios de sustentabilidade nos processos de aprendizado e tomada de decisão.

Pesquisar cursos

Todos os cursos

International

13 September – 1 November, 2021

Business and Ethical Leadership for Sustainability Online Course

ONLINE & FACILITATED. This course will equip participants with the knowledge and skills necessary to take business ethics and sustainability practices to higher levels by using the Earth Charter (EC) as a framework.

Let's get to work

10 October – 14 November, 2021

Agentes de la Carta de la Tierra

Let's get to work

Centro Carta da Terra de Educação para o Desenvolvimento Sustentável

O Centro CT de Educação oferece uma variedade de cursos de educação online e presenciais que enfatizam a importância da incorporação de valores e princípios de sustentabilidade na educação e na tomada de decisões. É uma oportunidade para os participantes ampliarem seu entendimento sobre sustentabilidade e verem as possibilidades de transformá-la em ação.

O Centro abre novos caminhos na educação para o desenvolvimento sustentável, educação para a cidadania global e liderança emergente. É um espaço único que ajuda os jovens profissionais e líderes a desenvolver a capacidade de integrar os conhecimentos, valores e habilidades necessárias para um estilo de vida sustentável na educação, aprendizagem ao longo da vida e planejamento.

O edifício do Centro CT de Educação está localizado na Universidade para a Paz em San José, Costa Rica.

O trabalho do Centro é implementado no âmbito da Cátedra UNESCO de Educação para o Desenvolvimento Sustentável com a Carta da Terra, que trabalha para gerar programas educacionais e atividades de pesquisa especificamente na intersecção da sustentabilidade, ética e educação. Estes programas são oferecidos em inglês, espanhol e português.

Este Centro contribui para a implementação das resoluções da UNESCO de 2003 (32C/17) e 2019 (40C/20), que reconhecem a Carta da Terra como um importante marco ético para o desenvolvimento sustentável e incentivam os Estados-Membros a usar a Carta da Terra nos processos de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, especialmente na implementação da estrutura da EDS 2030.

Podcast da Carta da Terra: Transformando a Consciência em Ação

Este podcast traz para você conversas com grandes pensadores, acadêmicos e ativistas nas áreas de sustentabilidade, ética, educação e movimentos de transformação social de todo o mundo. Clique aqui para o Podcast em espanhol e aqui para o Podcast em inglês.

Seminarios Web/Webinars

Encontre aqui uma lista de webinars com diferentes especialistas referentes à Carta da Terra e tópicos relacionados.

Os participantes dos nossos programas

Desde 2003, mais de 180.000 pessoas já participaram de nossos cursos e programas. Recebemos participantes das mais diversas idades, nacionalidades e origens.

“Ganhei muito ao fazer este curso recentemente de uma perspectiva pessoal e profissional; ele me fez muito consciente dos nossos desafios ambientais globais, das questões de justiça social e da nossa responsabilidade de sermos conscientes e inclusivos. Rapidamente percebi que precisava ser informado sobre as questões e como elas podem ser aplicadas na sala de aula com todos os alunos”.

Dra. Rose Cardarelli, FACHE
Conselho Executivo, KDP | Representante ONG/DPI na ONU CEO, Education For All Coalition – Participou do Diplomado en línea sobre EDS.

Sherry Bruce, professora de ciências e extracurricular na Austrália
(jellybeanprofessor.com.au)

“O Diplomado da Carta da Terra tem sido uma inspiração e uma verdadeira jornada de aprendizagem transformadora. Comecei este curso com a intenção de redescobrir a Carta da Terra e encontrar maneiras de incorporá-la às minhas atividades educacionais. Eu também encontrei inspiração para fazer parte da minha própria vida”.

Maria Garcia, Windesheim Honours College, Países Baixos, Participou do Diplomado Online sobre EDS 2019.

Edificio LEED

O Centro de Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade pela Paz é a primeira instituição educacional da Costa Rica cujas instalações foram construídas seguindo os procedimentos de certificação sustentável da Liderança em Energia e Design Ambiental (LEED)

LEED é um programa de certificação independente e é o padrão internacionalmente aceito para construção, projeto e operação de edifícios sustentáveis de alto desempenho, desenvolvido pelo US Green Building Council (USGBC).

O Centro obteve a certificação LEED Silver. As principais características de sustentabilidade do edifício incluem: 90% dos resíduos de construção são reutilizados ou reciclados, o transporte é fornecido aos funcionários da construção, sistemas de iluminação e ventilação naturais, o uso de mais de 40% dos materiais de construção disponíveis localmente e a tecnologia de tratamento de águas residuais está no local.