Perguntas Frequentes

O que é a Carta da Terra?
O que é a Iniciativa da Carta da Terra?
O que é a Carta da Terra Internacional (CTI)?
Qual é a origem e a história da Carta da Terra?
Por qual processo foi criada a Carta da Terra?
Quem escreveu a Carta da Terra?
O que formou a Carta da Terra?
A Carta da Terra está preocupada principalmente com o meio ambiente?
Qual é a missão da Iniciativa da Carta da Terra?
Quais são as metas e objetivos da Iniciativa?
Como a Carta da Terra pode ser usada?
Como posso participar da Iniciativa da Carta da Terra?
Como é financiada a Iniciativa da Carta da Terra?
Como posso contribuir financeiramente para a Carta da Terra Internacional (CTI)?

Photo by Dan Gold on Unsplash

O que é a Carta da Terra?

A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica no século XXI. Procura inspirar em todas as pessoas um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada pelo bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das gerações futuras. A Carta é uma visão de esperança e um apelo à ação. A Carta é o produto de uma década de diálogo intercultural, mundial, em torno de uma série de objetivos comuns e valores compartilhados.

Voltar ao início

O que é a Iniciativa da Carta da Terra?

A Iniciativa da Carta da Terra (também chamada de O Movimento) é uma rede global e diversificada de indivíduos, organizações e instituições que participam da promoção e implementação dos valores e princípios da Carta da Terra.

A Iniciativa representa um amplo esforço voluntário da sociedade civil. Os participantes incluem instituições internacionais, governos nacionais e suas agências, associações universitárias, organizações não governamentais e grupos comunitários, governos locais, grupos ecumênicos, escolas e empresas – assim como milhares de indivíduos.

Muitas organizações têm adotado formalmente a Carta da Terra e estão usando-a ou promovendo sua visão. Muitos outros estão usando-o ou promovendo-o sem ter assinado um compromisso (antes chamado de “aval”).

Voltar ao início

O que é a Carta da Terra Internacional (CTI)?

A Carta da Terra Internacional é composta pelo Conselho Diretivo da Carta da Terra, o Conselho Internacional e a Secretaria da CTI. A CTI se esforça para promover a disseminação, adoção e implementação da Carta da Terra e para apoiar o crescimento da Iniciativa ou Movimento Global da Carta da Terra. A CTI foi criada em 2006 como parte de uma grande reorganização e expansão das atividades da Carta da Terra. É importante lembrar que embora a Carta da Terra Internacional forneça liderança e orientação para o movimento mais amplo da Carta da Terra, a CTI não a rege ou controla diretamente.

Voltar ao início

Qual é a origem e a história da Carta da Terra?

Em 1987, a  Comissão Mundial das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento solicitou a criação de uma carta contendo os princípios fundamentais para o desenvolvimento sustentável. A elaboração da Carta da Terra foi um dos assuntos inacabados da Cúpula da Terra do Rio 1992. Em 1994, Maurice Strong, secretário geral da Cúpula da Terra e presidente do Conselho da Terra, e Mikhail Gorbachev, presidente da Cruz Verde Internacional, lançaram uma nova iniciativa da Carta da Terra com o apoio do governo dos Estados Unidos. A Comissão da Carta da Terra foi formada em 1997 para supervisionar o projeto. Após anos de consulta e elaboração, a Carta da Terra foi lançada em junho de 2000.

Voltar ao início

Por qual processo foi criada a Carta da Terra?

A Carta da Terra é o resultado de um processo de uma década de consultas e de diálogo intercultural em todo o mundo. A elaboração da Carta da Terra envolveu o processo de consulta mais aberto e participativo já conduzido em relação a um documento internacional. Milhares de indivíduos e centenas de organizações de todas as regiões do mundo, diferentes culturas e diversos setores da sociedade já participaram. A Carta foi moldada tanto por especialistas quanto por representantes das comunidades de base. É um tratado dos povos que expõe uma série de importantes esperanças e aspirações da sociedade global emergente.

Voltar ao início

Quem escreveu a Carta da Terra?

No início de 1997, a Comissão da Carta da Terra formou um comitê internacional de redação. O comitê de redação ajudou a orientar o processo de consulta internacional. A evolução e o desenvolvimento do documento refletem o progresso que está sendo feito em um diálogo global sobre a Carta da Terra. A partir do Projeto de Referência que foi divulgado pela Comissão imediatamente após o Fórum Rio+5, no Rio de Janeiro, os rascunhos da Carta da Terra foram divulgados internacionalmente como parte do processo de consulta. A versão final da Carta da Terra foi aprovada pela Comissão em uma reunião realizada na sede da UNESCO em Paris, em março de 2000.

Voltar ao início

O que formou a Carta da Terra?

Junto com o processo de consulta da Carta da Terra, os aspectos mais importantes que influenciaram e moldaram a Carta da Terra foram a ciência contemporânea, o direito internacional, a sabedoria das grandes tradições filosóficas e religiosas do mundo, as declarações e relatórios das sete conferências das Nações Unidas realizadas na década de 1990, o movimento ético global, as muitas declarações governamentais e tratados populares que vieram a público nos últimos trinta anos e os melhores exemplos práticos de construção de comunidades sustentáveis.

Voltar ao início

A Carta da Terra está preocupada principalmente com o meio ambiente?

A Carta da Terra coloca ênfase especial nos desafios ambientais globais. Entretanto, a visão ética inclusiva do documento reconhece que proteção ambiental, direitos humanos, desenvolvimento humano sustentável e paz são interdependentes e indivisíveis. Ele fornece uma nova estrutura para pensar e abordar estas questões. O resultado é um novo e amplo entendimento do que significa comunidade sustentável e desenvolvimento sustentável.

Voltar ao início

Qual é a missão da Iniciativa da Carta da Terra?

A missão da Iniciativa da Carta da Terra é promover a transição para formas sustentáveis de vida e uma sociedade global baseada em uma estrutura ética amplamente compartilhada que inclua respeito e cuidado pela comunidade da vida, integridade ecológica, direitos humanos universais, respeito pela diversidade, justiça econômica, democracia e uma cultura de paz.

Voltar ao início

Quais são as metas e objetivos da Iniciativa?

Os objetivos da Iniciativa da Carta da Terra são:

  • Aumentar a conscientização mundial da Carta da Terra e promover o entendimento de sua visão ética inclusiva.
  • Buscar o reconhecimento e o aval da Carta da Terra por indivíduos, organizações e pelas Nações Unidas.
  • Promover o uso da Carta da Terra como um guia ético e a implementação de seus princípios pela sociedade civil, empresas e governo.
  • Incentivar e apoiar o uso educativo da Carta da Terra em escolas, universidades, comunidades ecumênicas, comunidades locais e muitos outros ambientes.
  • Promover o reconhecimento e o uso da Carta da Terra como um documento de ”soft law”.

Voltar ao início

Como a Carta da Terra pode ser usada?

Muitas organizações e comunidades estão encontrando várias maneiras de usar a Carta da Terra e de implementar seus valores. Por exemplo, a Carta da Terra pode ser usada como:

  • Ferramenta educacional para o desenvolvimento da compreensão dos desafios e escolhas críticas que a humanidade enfrenta e do significado de um estilo de vida sustentável.
  • Um convite aos indivíduos, instituições e comunidades para uma reflexão interna sobre atitudes e valores éticos fundamentais que devem nortear nosso comportamento.
  • Um catalisador para diálogos multisetoriais, multiculturais e inter-religiosos sobre objetivos comuns, valores compartilhados e ética global
  • Um chamado à ação e orientação ética para um estilo de vida sustentável que inspira compromisso, cooperação e mudança.
  • Uma estrutura de valor abrangente para a criação de políticas e estratégias de sustentabilidade em todos os níveis.
  • Uma ferramenta para avaliar o progresso em direção ao objetivo de sustentabilidade e para desenvolver códigos de conduta profissional e sistemas de responsabilização.
  • Documento de ”soft law” que fornece uma base ética para o desenvolvimento contínuo das leis ambientais e de desenvolvimento sustentável.

Voltar ao início

Como posso participar da Iniciativa da Carta da Terra?

  • Divulgue a Carta da Terra, compartilhe-a com seus amigos e em sua comunidade.
  • Expresse seu compromisso com a Carta da Terra e incentive as organizações às quais você pertence e seus governos locais e nacionais a usar e endossar a Carta da Terra.
  • Comece um grupo de estudo da Carta da Terra e explore como você pode usar a Carta da Terra e aplicar seus princípios em sua casa, local de trabalho e comunidade.
  • Colabore com os parceiros e afiliados da Carta da Terra e com outras organizações que tenham adotado a Carta da Terra em sua região.
  • Contribuir financeiramente ou doar outros recursos e serviços necessários em apoio à Carta da Terra Internacional e a outros projetos da Carta da Terra.
  • Consulte e siga as Linhas de Ação da Iniciativa da Carta da Terra para o Crescimento Descentralizado, que podem ser encontradas no site da Carta da Terra.

Voltar ao início

Como é financiada a Iniciativa da Carta da Terra?

Há mais de uma década a Iniciativa da Carta da Terra tem sido apoiada por contribuições de governos e fundações privadas, organizações não-governamentais e indivíduos. Em 1994, o governo holandês forneceu o financiamento para o lançamento da iniciativa. Entre 1994 e 2000, mais de 1,5 milhões de dólares foram contribuídos em apoio a este esforço. Atualmente, a CTI é financiada principalmente por indivíduos e fundações.

Voltar ao início

Como posso contribuir financeiramente para a Carta da Terra Internacional (CTI)?

Doações financeiras para a Carta da Terra Internacional são necessárias e recebidas com gratidão.As doações podem ser feitas de várias maneiras.

Agradecemos a visita à página de Doações.

Voltar ao início