Aplicando a Carta da Terra nos negócios

Incentivamos grupos empresariais e seus líderes a usar a Carta da Terra como guia para seu trabalho, incorporando a visão da sustentabilidade no trabalho de suas organizações ou como um marco ético para o diálogo com outros actores da sociedade civil e partes interessadas.

As empresas podem usar a Carta da Terra de muitas maneiras diferentes, por exemplo:

  • Tornar a Carta da Terra conhecida por todos os funcionários com o propósito de aprendizagem, treinamento e inspiração.
  • Avaliar as atividades da corporação à luz dos valores e princípios da Carta da Terra, utilizando a ferramenta CT- Avaliação.
  • Profundando seus conhecimentos e habilidades em liderança ética ao participar do Curso Online de Liderança Ética e Empresarial para a Sustentabilidade do Centro Educacional da Carta da Terra.
  • Incorporar os valores e princípios da Carta da Terra na declaração da missão empresarial e em suas operações centrais com o objetivo de desenvolver um negócio mais responsável do ponto de vista social e ambiental.
Medcom Benefit Solutions, uma empresa de gestão de benefícios para funcionários em Jacksonville, Flórida, EUA, está comprometida em aplicar a Carta da Terra como um fundamento ético e um guia de sustentabilidade.

Os líderes empresariais podem usar a Carta da Terra em seus diálogos com os atores da sociedade civil e outras partes interessadas.

Leia este Documento de Orientação para saber como a Carta da Terra se relaciona com outras iniciativas globais, como o Pacto Global das Nações Unidas e a Iniciativa Global de Relatórios (GRI). Este documento foi elaborado para ajudar os usuários da Carta da Terra e aqueles que utilizam o GRI e o Pacto Global a compreender as sinergias e os pontos fortes complementares dessas três iniciativas. Explica como as empresas podem integrar a Carta da Terra nos processos de relatórios organizados pelo GRI e esforços similares.

Veja os seguintes materiais de recurso também disponíveis na Biblioteca Virtual da CT:

Gerben van Straaten é o sócio fundador da World of Walas, uma empresa de desenvolvimento urbano na Países Baixos que tem implementado a Carta da Terra há mais de 10 anos.

Leia a história do World of Walas CT e mais histórias de empresas de CT.