International, Brazil, Portugal

30 – 30 June, 2022

Democracia Econômica – com Ladislau Dowbor

O mundo hoje produz o equivalente de $3800 dólares por mês por família de quatro pessoas, amplamente suficiente para uma vida digna e confortável para todos, bastando uma redução moderada da desigualdade. Nossos problemas não são econômicos, no sentido de falta de recursos, mas de organização política e social. As economias que funcionam, como os países nórdicos, a China, a Coreia do Sul, o Canadá e outros, têm como denominador comum o fato de organizarem a economia em função do bem-estar das populações.  

Este Masterclass oferecerá a oportunidade para reflexionar e aprender sobre estes temas e como podemos orientar nossa visão de mundo e ações enquanto a Democracia Econômica. 

Leituras de apoio:

https://dowbor.org/2015/06/l-dowbor-o-pao-nosso-de-cada-dia-os-processos-produtivos-no-brasil-ed-fundacao-perseu-abramo-sao-paulo-2015144p-isbn-978-85-7643-266-1.html

https://dowbor.org/2020/09/l-dowbor-el-capitalismo-se-desplaza-nuevas-arquitecturas-sociales-trad-pep-valenzuela-2020-109p.html

Ladislau Dowbor

Read more Close description

Ladislau Dowbor é um economista brasileiro, de origem polonesa, professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) nas áreas de economia e administração. Depois de formar-se em Economia Política na Universidade de Lausanne, na Suíça, obteve seu mestrado e doutorado em Ciências Econômicas (1976) na Escola Central de Planejamento e Estatística de Varsóvia. Atua como consultor de diversas agências das Nações Unidas, bem como de governos e municípios, além de várias organizações. Atua como conselheiro no Instituto Polis, CENPEC, IDEC, Instituto Paulo Freire, Conselho da Cidade de São Paulo e outras instituições. Nos anos mais recentes, tem trabalhado no desenvolvimento de sistemas descentralizados de gestão, particularmente em administrações municipais.

Ladislau Dowbor é autor ou coautor de mais de 40 livros como Formação do Terceiro Mundo e O que é capital (ambos da editora Brasiliense), Aspectos econômicos da Educação (editora Ática) e Formação do Capitalismo no Brasil e Democracia Econômica.

Mais informação: [email protected]