International, Brazil, Portugal

27 – 27 October, 2022

Educação Transdisciplinar e de Cultura de Paz para Crianças: resultados e desafios – com Fátima Limaverde

Masterclass

A Educação Transdisciplinar e a Cultura de Paz estão na essência da Pedagogia Ecossistêmica
Pedagogia Ecossistêmica – Cuidando do Planeta Terra  

A Pedagogia Ecossistêmica tem como alicerce a transformação da educação, baseada na Carta da Terra, na Declaração Universal dos Direitos Humanos, nos Sete Saberes Necessário à Educação do Futuro, na Carta da Transdisciplinaridade e na Constituição Brasileira.  

A Pedagogia Ecossistêmica é fruto da prática educativa da Escola Vila, que surgiu no início da década de 1980, na cidade de Fortaleza-CE e completa 40 anos de existência em 2021. A partir de uma teia curricular, a Pedagogia Ecossistêmica desenvolve uma prática transformadora do ambiente em que vivemos, a cultura de paz, o reconhecimento e a valorização da ciência, das artes e das tradições. Enfim, uma formação humanitária e transdisciplinar.  

A Pedagogia Ecossistêmica reconhece que o espaço da escola não é apenas um lugar para conteúdos disciplinares que não fazem relação com a vida, servindo apenas para passar em provas e serem esquecidos posteriormente. Em vez disso, acredita que a escola deve ser o alicerce para uma formação de cidadãs e cidadãos que busquem conhecimentos para interagir e atuar na busca de soluções e alternativas visando a uma sociedade igualitária, fraterna e sustentável. 

Portanto, o que propomos é um modelo de transformação humana, social e ambiental. Para isso, apoiamo-nos em teóricos como Paulo Freire, Edgar Morin, Jean Piaget, Fritjof Capra, Humberto Maturana, Ubiratan D´Ambrósio, entre outras personalidades atentas às novas tendências educacionais. 

Nesta aula se compartilhará abordagens teóricos e exemplos práticos sobre a Pedagogia Ecossistêmica, será uma oportunidade para conhecer a experiencia da Escola Vila no seu trabalho de anos em Educação Transdisciplinar e a Cultura de Paz. 

Fátima Limaverde

Read more Close description

Fátima Limaverde é Educadora e Ambientalista. Fundadora e Diretora da Escola Vila em Fortaleza, desde 1981. Faz parte da criação da Pedagogia Ecossistêmica – Cuidando do Planeta Terra. Responsável pela concepção da Coleção Cuidando do Planeta Terra – Material Didático Transdisciplinar – Pedagogia de Projetos da Editora da Vila. Atua na Sumaúma – Assessoria e Consultoria em Educação Ltda, como facilitadora em formações para professores e assessoria. Coordenadora Geral da Unipaz no Ceará.

Mais informação: [email protected]