International, Brazil, Portugal

29 – 29 September, 2022

Os Saberes da Natureza – da infância as curandeiras da Amazônia – com Mônica Pilz Borba

Masterclass

Nesta aula vou contar minha história sobre os saberes que a Natureza, desde a infância, até a vida madura, me ofertou num percurso de aprendizados para curar a Terra e a humanidade.

O trajeto dessa história poderá despertar em cada um de nós esses “sentidos da vida”, que por serem sutis, muitas vezes são negligenciados por nós. Então, venha caminhar comigo nesse percurso do despertar para essas conexões, sentindo a importancia de escutar as crianças, em andar descalça na mata, conhecer os estágios de observação da Natureza, o prazer em produzir mudas e cuidar das plantas, e o aguçar dos sentidos ao preparar alimentos, xaropes e chás, e assim potencializar o que há de melhor em cada um de nós, para criar uma maior resiliencia e enfrentar os desafios que a emergencia climática nos traz na atualidade.

Mônica Pilz Borba

Read more Close description

Educadora Ambiental há 30 anos, Mônica Pilz Borba é mãe e avó e dedicou sua carreira profissional a construir vínculos entre as pessoas e a natureza buscando a compreensão e a cooperação entre ambos, propiciando práticas educativas de sustentabilidade no cotidiano dos ambientes urbanos e rurais. Nesse percurso desenvolveu inúmeros jogos, publicações, exposições, encontros, projetos e criação de espaços educadores.
Pedagoga, especialista em Educação e Gestão Ambiental, Permacultora e Agricultora Biodinâmica, fundou o Instituto 5 Elementos – Educação para a Sustentabilidade www.5elementos.org.br em 1993 e desde então atua como diretora executiva. Buscando vivenciar outras experiências profissionais na gestão pública e no 3º setor entre 2015 e 2019 foi diretora da UMAPAZ – Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente do município de São Paulo entre junho 2015 a dezembro de 2016, e coordenou o projeto EcoAtivos www.ecoativos.org.br no Instituto Alana, de março de 2017 a março de 2019, dentro do Programa Criança e Consumo, que teve como objetivo apoiar a formação presencial e on-line de 2.500 professores de 500 escolas das cinco regiões brasileiras. Em 2021 assumiu a gestão da ONG Casa do Rio, que atua na Amazônia. Para conhecer mais www.casadorio.org.br

Abaixo as principais publicações na área de educação ambiental:

Mais informação: [email protected]