Jane Kilonzo

Contadora e banqueira profissional por formação, foi diretora-geral do Bank of Africa, Jane Kilonzo (Quênia) tem 26 anos de experiência bancária, abrangendo todas as operações e práticas de gestão de risco do banco. Ao longo de sua vida profissional, ela adquiriu experiência em gestão de pessoal e habilidades de liderança e conduziu treinamento de gestão de risco em vários países do continente africano. Ao longo dos anos, ela se esforçou para alcançar altos padrões de princípios morais e éticos em tudo o que fazia.

O trabalho e o interesse da Sra. Kilonzo em questões de sustentabilidade tem sido em dois ángulos; no seu trabalho bancário profissional e a nível pessoal. Nesse sentido, ela foi responsável pela implementação e monitoramento dos procedimentos de Risco Ambiental e Social no Processo de Empréstimo do Banco, colocando em prática a Carta de Sustentabilidade do Grupo do Banco, centrada em 6 compromissos para orientar suas acões. Por vários anos, ela esteve envolvida nos Fóruns de Mesa Redonda de CEOs da Associação de Banqueiros do Quênia (KBA) sobre Finanças Sustentáveis.

Ela é apaixonada por justiça social e igualdade de gênero e ao longo dos anos tem se envolvido ativamente como Diretora no trabalho de várias organizações sem fins lucrativos que atuam na área de justiça social e liderança ética, a saber: Carolina for Kibera, uma organização que trabalha para catalisar mudanças positivas na maior favela do Quênia e na maior favela urbana da África, e aliviar a pobreza por meio dos pilares de Atenção Primária à Saúde, Educação e Subsistência e Empoderamento das meninas que vivem em assentamentos informais; Teule Quênia, uma organização voltada para a reabilitação de crianças de rua e órfãos, bem como crianças vulneráveis; CBT Africa uma organização comprometida com a orientação, capacitação e mobilização de líderes éticos na África. A Sra. Kilonzo também foi patrocinadora e fundadora da Rede de Mulheres Nawiri no banco que visa a igualdade de gênero e a criação de uma cultura que possibilita o crescimento, abordando os desafios específicos das mulheres.