
Propósitos:
Conhecer, analisar, refletir e dialogar em profundidade sobre os valores e princípios emoldurados na Carta da Terra. Explorar o seu papel como uma nova ética de cidadania global que oferece uma abordagem integral sobre a educação para a sustentabilidade.
Estrutura:
Nosso curso está dividido e 5 sessões; nas quatro primeiras analisaremos cada um dos pilares da Carta da Terra e na quinta sessão conversaremos sobre a interconectividade dos princípios que estruturam o documento.
Duração: 5 semanas
Investimento: 600 Reais
Temas
1. Respeito e Cuidado pela Comunidade de Vida
Primeiro pilar da Carta da Terra, nos lembra que pertencemos ao Universo, como parte integrante da grande comunidade de vida que habita nosso planeta;
2. Integridade Ecológica
Esta é uma visão holística e libertadora, fundamentalmente uma questão de responsabilidade universal.
3. Justiça Social e Econômica
Um novo pacto social, com forte sentimento de comunidade e coletividade. Acreditar que todos os seres humanos partilham uma natureza comum, e, portanto, uma dignidade igual.
4. Democracia, Não-violência e Paz
Uma questão chave a ser analisada é a necessidade de criarmos relações corretas, convivendo com indivíduos com visões diferenciadas, riqueza e desafio ao mesmo tempo.
5. Princípios e Valores Interconectados
Existe uma profunda coerência entre os quatro pilares que alicerçam a Carta da Terra. É sempre um convite para um olhar especial para o bem comum, olhando com dignidade toda a comunidade de vida.
Carga Horária total: 15 horas
Sendo
10 h distribuídas em sessões síncronas semanais, as terças-feiras, das 19 às 21:00 horas (horário de Brasília)
05 h para leituras, participação assíncrona em fóruns e preparação dos participantes para as sessões síncronas.
Datas
12, 19 e 26 de abril + 03 e 10 de maio de 2022
Metodologia
Programa em EAD, com sessões síncronas com exposições e diálogos em grupo. Disponibilização de materiais e indicações para uso assíncrono, como resumos e leituras referentes a cada tema.
Investimento
600 Reais
Parceiros
Cátedra UNESCO
Este programa foi desenvolvido no âmbito da Cátedra UNESCO de Educação para o Desenvolvimento Sustentável com a Carta da Terra. Esta Cátedra UNESCO desenvolve programas educacionais e atividades de investigação relacionadas com a educação, sustentabilidade e ética usando a Carta da Terra como base.
Centro Carta da Terra de Educação para o Desenvolvimento Sustentável
O Centro Carta da Terra de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, estabelecido pela Carta da Terra Internacional, tem como missão “promover uma transição para estilos de vida mais sustentáveis e uma sociedade global baseada em um marco ético comum, que inclua o respeito e um cuidado para a comunidade de vida, a integridade ecológica, os direitos humanos universais, o respeito à diversidade, justiça econômica, democracia e uma cultura de paz”, com um enfoque especial na educação.
O Centro oferece programas executivos para profissionais, cursos para jovens, oficinas, bem como desenvolve projetos de pesquisa colaborativa.
Facilitadoras
Cristina Moreno
Read more
Close description
Cristina Moreno Com 34 anos de experiência empresarial e docência no Instituto Politécnico da Universidade Católica de MG e na Universidade Federal de MG. Atualmente é consultora de empresas com foco em gestão estratégica para sustentabilidade, incluindo processos de mudança organizacional, desenvolvimento de pessoas, lideranças para sustentabilidade, criação de redes de sustentabilidade e visão de stakeholders, comunicação sustentável e indicadores de sustentabilidade. É formada em Engenharia Química pela UFMG, com pós-graduação em Engenharia Térmica e Engenharia Econômica. Na área de gestão participou, entre outros, do Programa de Gestão Avançada / INSEAD/FDC – Fontainebleu / França, 1991 e do Ethical Pioneers / Schumacher College – Totnes / Inglaterra, 2007, este último relacionado à sustentabilidade.
Waverli Maia Matarazzo Neuberger
Read more
Close description
Waverli Maia Matarazzo-Neuberger é graduada em Ciências Biológicas (1980), com mestrado (1986) e doutorado (1994) em Ciências Biológicas, todos pela Universidade de São Paulo. Possui especialização em Educação para Sustentabilidade pelo Schumacher College, Inglaterra, em Biologia Cultural pela Escuela Matriztica de Santiago, Chile e em Teoria U: PRESENCING-IN-ACTION LAB for Global-Local Change Makers, pelo Presencing Institute, Cambridge, Massachussets. Foi coordenadora do Centro de Sustentabilidade e professora titular da Universidade Metodista de São Paulo (24 anos) e Secretária de Meio Ambiente de Santo André (1993-1996). É Advisor da Iniciativa Carta da Terra, Professora do Instituto Conhecimento Liberta e delegada do Brasil da Coleção Histórias da Terra.