International, Brazil, Portugal

1 January – 31 December, 2022

Educação para a Sustentabilidade e Cidadania Planetária com Daniela Carvalho e Mirian Vilela

Curso Vivencial On-line

A educação para a sustentabilidade e cidadania planetária são fundamentais para construir sociedades mais justas, sustentáveis e pacíficas. A UNESCO vem enfatizando isto através de sua nova agenda de educação 2030 que também se constrói a partir do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4.7 que diz:  

“Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de género, promoção de uma cultura de paz e da não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.”  

Duração: 5 semanas
Investimento: 600 Reais

O que significa esta nova abordagem? Como realizá-la na prática? Como se relaciona esta abordagem com os novos paradigmas sobre educação de qualidade? Quais valores devem ser cultivados e como? Este curso é uma oportunidade para refletir, aprender e trocar ideias e experiencias sobre isto.  

Neste curso, a visão integradora da Carta da Terra, sob a ótica de que somos uma grande e única comunidade, é a sustentação para a Educação para a Sustentabilidade e Cidadania Planetária. Ela reúne princípios e valores que podem orientar atitudes, comportamentos e ações necessários para nos colocar rumo a sociedades mais sustentáveis.  

Este curso oferecerá um espaço para expandir seu conhecimento e compreensão sobre estas novas abordagens educacionais do ponto de vista teórico, prático, incluindo conhecimento sobre políticas internacionais neste âmbito.   

Facilitadoras

Daniela Carvalho

Read more Close description

Daniela Carvalho (Brasil), Mestre em Resolução de Conflitos, Paz e Desenvolvimento, pós-graduada em Gestão de Pessoas, especialista em Educação de Adultos e Certificado em Análise Transacional. Desde 1999, atua em organizações públicas e privadas, liderando processos de aprendizagem para o desenvolvimento pessoal e coletivo. Trabalha com processos de Comunicação Não Violenta, Liderança Colaborativa, Formação de Mediadores e Processo de Mediação Pedagógica. Liderou vários workshops e cursos sobre a Carta da Terra no Brasil.

Mirian Vilela

Read more Close description

Mirian Vilela Diretora Executiva da Secretaria Internacional da Carta da Terra e do Centro Carta da Terra para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável na Universidade para a Paz. Atualmente coordena a Cátedra UNESCO de Educação para o Desenvolvimento Sustentável com a Carta da Terra. Entre 2005 e 2014 foi membro do Grupo de Referência para a Década de Educação da UNESCO para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS). Mirian é profesora na Universidade para a Paz e desde 1996, facilitou inúmeras oficinas, cursos e seminários internacionais sobre valores e princípios da sustentabilidade. É mestre em Administração Pública da Kennedy School of Government da Universidade de Harvard, e está concluindo seu doutorado em Educação e Mediação Pedagógica.

Se você estiver interessado neste curso, entre em contato conosco: [email protected]