
A educação para a sustentabilidade e cidadania planetária são fundamentais para construir sociedades mais justas, sustentáveis e pacíficas. A UNESCO vem enfatizando isto através de sua nova agenda de educação 2030 que também se constrói a partir do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4.7 que diz:
“Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de género, promoção de uma cultura de paz e da não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.”
Duração: 5 semanas
Investimento: 600 Reais
O que significa esta nova abordagem? Como realizá-la na prática? Como se relaciona esta abordagem com os novos paradigmas sobre educação de qualidade? Quais valores devem ser cultivados e como? Este curso é uma oportunidade para refletir, aprender e trocar ideias e experiencias sobre isto.
Neste curso, a visão integradora da Carta da Terra, sob a ótica de que somos uma grande e única comunidade, é a sustentação para a Educação para a Sustentabilidade e Cidadania Planetária. Ela reúne princípios e valores que podem orientar atitudes, comportamentos e ações necessários para nos colocar rumo a sociedades mais sustentáveis.
Este curso oferecerá um espaço para expandir seu conhecimento e compreensão sobre estas novas abordagens educacionais do ponto de vista teórico, prático, incluindo conhecimento sobre políticas internacionais neste âmbito.
Carga Horária total: 15 horas
5 sessões assíncronas via Moodle de 2 hora cada
3 encontros on-line de 2 horas cada
Metodologia
Programa com sessões síncronas com exposições e diálogos em grupo. Disponibilização de materiais e indicações para uso assíncrono, como resumos e leituras referentes a cada tema.
Sessões
Sessão 1: A Educação para a Sustentabilidade (por quê? O que? E como?): abordagem teórico e prático
Sessão 2: A Educação para a Cidadania Planetária (por quê? O que? E como?): abordagem teórico e prático
Sessão 3: A Educação para a Sustentabilidade e Cidadania Planetária: sinergias e diferenças e relação com a educação de qualidade
Sessão 4: Pensamento Sistêmico, Visão de Futuro e Esclarecimento de Valores
Sessão 5: Aprender em Comunidade e a Ação Integrada nas Comunidades
Investimento
600 Reais
Parceiros
Cátedra UNESCO
Este programa foi desenvolvido no âmbito da Cátedra UNESCO de Educação para o Desenvolvimento Sustentável com a Carta da Terra. Esta Cátedra UNESCO desenvolve programas educacionais e atividades de investigação relacionadas com a educação, sustentabilidade e ética usando a Carta da Terra como base.
Centro Carta da Terra de Educação para o Desenvolvimento Sustentável
O Centro Carta da Terra de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, estabelecido pela Carta da Terra Internacional, tem como missão “promover uma transição para estilos de vida mais sustentáveis e uma sociedade global baseada em um marco ético comum, que inclua o respeito e um cuidado para a comunidade de vida, a integridade ecológica, os direitos humanos universais, o respeito à diversidade, justiça econômica, democracia e uma cultura de paz”, com um enfoque especial na educação.
O Centro oferece programas executivos para profissionais, cursos para jovens, oficinas, bem como desenvolve projetos de pesquisa colaborativa.
Facilitadoras
Daniela Carvalho
Read more
Close description
Daniela Carvalho (Brasil), Mestre em Resolução de Conflitos, Paz e Desenvolvimento, pós-graduada em Gestão de Pessoas, especialista em Educação de Adultos e Certificado em Análise Transacional. Desde 1999, atua em organizações públicas e privadas, liderando processos de aprendizagem para o desenvolvimento pessoal e coletivo. Trabalha com processos de Comunicação Não Violenta, Liderança Colaborativa, Formação de Mediadores e Processo de Mediação Pedagógica. Liderou vários workshops e cursos sobre a Carta da Terra no Brasil.
Mirian Vilela
Read more
Close description
Mirian Vilela Diretora Executiva da Secretaria Internacional da Carta da Terra e do Centro Carta da Terra para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável na Universidade para a Paz. Atualmente coordena a Cátedra UNESCO de Educação para o Desenvolvimento Sustentável com a Carta da Terra. Entre 2005 e 2014 foi membro do Grupo de Referência para a Década de Educação da UNESCO para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS). Mirian é profesora na Universidade para a Paz e desde 1996, facilitou inúmeras oficinas, cursos e seminários internacionais sobre valores e princípios da sustentabilidade. É mestre em Administração Pública da Kennedy School of Government da Universidade de Harvard, e está concluindo seu doutorado em Educação e Mediação Pedagógica.