
Online e Facilitado. Professores aprenderão a utilizar histórias tradicionais como ferramentas para fomentar uma nova visão sistêmica do mundo e desenvolver habilidades e competências para, através da narração oral destas histórias, contribuir para criar uma nova mitologia, iluminada pelos princípios da Carta da Terra e baseada em histórias ancestrais, reunidas na Coleção Histórias da Terra.
Ao final de 10 semanas os participantes receberão um certificado de conclusão do Centro Internacional de Educação da Carta da Terra.
Duração: 10 semanas
Investimento: 1200 Reais
Objetivos
Este curso tem como objetivo desenvolver nos participantes as competências e habilidades para:
- Reconhecer como as histórias que contamos estão intrinsecamente conectadas e reforçam a visão de mundo da cultura dominante no antropoceno.
- Identificar novas visões de mundo que estão emergindo a partir de um paradigma sistêmico complexo.
- Entender como as histórias, principalmente as provenientes de tradições orais ancestrais, oferecem uma compreensão sistêmica do mundo e podem ser ferramentas educacionais importantes para inspirar e apoiar as mudanças necessárias para se atingir esta nova visão.
- Compreender os princípios e valores da Carta da Terra e sua coerência com a cosmovisão emergente e com as metas educacionais propostas pelos ODSs.
- Desenvolver habilidades e competências necessárias para a narração oral de histórias tradicionais.
- Integrar o conhecimento adquirido com: histórias tradicionais, cosmovisão sistêmica complexa emergente e Carta da Terra, para criar cenários de aprendizagem que possibilitem transformar consciência em ação.
Perfil dos Participantes
Este curso é dirigido a professores de educação infantil e fundamental I, interessados na narração oral de histórias ancestrais para contribuir na promoção de uma nova visão de mundo necessária para enfrentar os desafios atuais da humanidade.
Formato do curso e Metodologia
Sementes Ancestrais: histórias tradicionais que inspiram novas formas de viver no mundo é um curso online facilitado com sessões semanais síncronas e experiências de aprendizagem assíncronas, oferecendo flexibilidade de tempo para completar leituras e tarefas. O curso será desenvolvido em 10 semanas, entre 4 de julho e 9 de setembro de 2022. Será utilizada uma metodologia interativa que inclui exposições dialogadas, vídeos, trabalhos em grupo, leitura reflexiva de bibliografia, práticas transpessoais e artísticas. Para cada sessão, espera-se uma participação ativa em fóruns de discussão onde as reflexões, aprendizados e experiências sobre o tema da semana serão compartilhados. A cada semana os participantes dedicarão 4 horas para o desenvolvimento do programa, sendo duas horas para o encontro virtual síncrono com atividades participativas e duas horas para leitura/reflexão, preparação de trabalhos, projetos e discussão nos fóruns.
Ao final do curso, os estudantes participarão de um Festival de Contação de Histórias, apresentando uma das histórias da Coleção de Histórias da Terra, entregarão um relato reflexivo de uma experiência de aplicação do conteúdo desenvolvido no curso na sua prática docente cotidiana e uma auto-avaliação de seu desempenho. Este curso irá promover a interação entre os participantes, encorajando-os a construir conexões, colaborando e aprendendo uns com os outros.
Conteúdo Programático
Sessão 1 | Por quê histórias? Introdução do Curso |
Sessão 2 | Visões do Mundo |
Sessão 3 | A Carta da Terra |
Sessão 4 | Soft Skills e Valores para a Educação a partir de uma nova cosmovisão |
Sessão 5 | A Coleção Histórias da Terra |
Sessão 6 | Como contamos historias? |
Sessão 7 | Histórias ancestrais brasileiras e sua conexão com a nova visão de mundo |
Sessão 8 | Integrando histórias e a arte de narrá-las à nossa prática docente. |
Sessão 9 | Contando histórias: preparando a apresentação |
Sessão 10 | Encerramento: Festival e Celebração |
Investimento
1200 Reais
Facilitadoras
Waverli Maia Matarazzo-Neuberger
Read more
Close description
Waverli Maia Matarazzo-Neuberger é graduada em Ciências Biológicas (1980), com mestrado (1986) e doutorado (1994) em Ciências Biológicas, todos pela Universidade de São Paulo. Possui especialização em Educação para Sustentabilidade pelo Schumacher College, Inglaterra, em Biologia Cultural pela Escuela Matriztica de Santiago, Chile e em Teoria U: PRESENCING-IN-ACTION LAB for Global-Local Change Makers, pelo Presencing Institute, Cambridge, Massachussets. Foi coordenadora do Centro de Sustentabilidade e professora titular da Universidade Metodista de São Paulo (24 anos) e Secretária de Meio Ambiente de Santo André (1993-1996). É Advisor da Iniciativa Carta da Terra, Professora do Instituto Conhecimento Liberta e delegada do Brasil da Coleção Histórias da Terra.
Maria de los Angeles Vilches-Norat
Read more
Close description
Maria de los Angeles Vilches-Norat é professora do Centro da Carta da Terra para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável na Costa Rica, onde oferece cursos sobre abordagens pedagógicas e habilidades para a sustentabilidade. Trabalhou por 4 décadas na Universidade Ana G. Mêndez como professora de Humanidades, Teatro e Educação Ambiental. Liderou projetos de formação profissional de professores e agentes ambientais, publicou artigos e textos de educação ambiental, ecopedagogia e aCarta da Terra. Possui graduação e mestrado em Línguas e Literatura pela Boston University e doutorado em Ciências da Educação pela University of Granada, Espanha, com linha de pesquisa na Carta da Terra.
Parceiros
Cátedra UNESCO
Este programa foi desenvolvido no âmbito da Cátedra UNESCO de Educação para o Desenvolvimento Sustentável com a Carta da Terra. Esta Cátedra UNESCO desenvolve programas educacionais e atividades de investigação relacionadas com a educação, sustentabilidade e ética usando a Carta da Terra como base.
Centro Carta da Terra de Educação para o Desenvolvimento Sustentável
O Centro Carta da Terra de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, estabelecido pela Carta da Terra Internacional, tem como missão “promover uma transição para estilos de vida mais sustentáveis e uma sociedade global baseada em um marco ético comum, que inclua o respeito e um cuidado para a comunidade de vida, a integridade ecológica, os direitos humanos universais, o respeito à diversidade, justiça econômica, democracia e uma cultura de paz”, com um enfoque especial na educação.
O Centro oferece programas executivos para profissionais, cursos para jovens, oficinas, bem como desenvolve projetos de pesquisa colaborativa.